domingo, 9 de junho de 2013

Dicas para o Dia dos Namorados!


Já comprou o presente? Quer dar um livro mas não sabe qual?

Vão aí algumas dicas de livros para presentear e ler juntinho!

Livros para Ela

A Hora da Estrela, Clarice Lispector


Publicado em 1977, o último livro de Clarice Lispector, narrado por Rodrigo S.M., escritor fictício e ater-ego da autora, conta a história de uma migrante nordestina chamada Macabéa, que aos 19 anos, vem de Alagoas para tentar a sorte no Rio de Janeiro. A vida difícil de Macabéa, a dificuldade em se adaptar a cultura carioca e o estilo psicológico de Clarice compõem "A Hora da Estrela".

O livro foi adaptado para o cinema por Suzana Amaral, em 1985.

Olímpio (José Dumont) e Macabéa (Marcélia Cartaxo)


Inés da Minha Alma, Isabel Allende


Este livro conta a história de Ines Suarez, uma costureira espanhola que viaja para o Novo Mundo, em meados do século XVI, em busca de seu marido que desapareceu. Em meio as aventuras, ambientadas na Espanha, Peru e Chile, e os romances que Inés vivencia na trama, a protagonista acaba se tornando uma desbravadora, e um dos principais nomes da colonização chilena.

O Amor nos Tempos do Cólera, Gabriel García Márquez


O livro fala da história de amor entre o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio García e Luíza Márquez. O romance foi proibido pelo pai de Luíza, que a levou para o interior a fim de afastá-la de Gabriel. A trama nada mais é que a história verdadeira dos pais de Gabriel García Márquez, o também telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza e Fermina Daza.

Este livro também foi adaptado para o cinema, em 2007, por Mike Newell, com Javier Barden, Giovanna Mezzogiorno, Catalina Sandino Moreno.



Contos de Amor Rasgados, Marina Colassanti


Lançado em 1986, é uma coletânea de diversos contos breves, de uma página, às vezes duas, às vezes apenas meia, todos repletos de fantasia. Muitos se assemelham às fábulas que líamos na infância, recheados de magia e sensibilidade... encantadores.

Reparação, Ian McEwan


O início do livro se passa em 1935, em uma tarde quente de verão, na Inglaterra. A menina Briony Tallis vê uma cena que a choca: sua irmã mais velha, ao lado de um amigo de infância, despe as próprias roupas e mergulha na fonte do jardim. Após esse episódio, uma sucessão de equívocos leva a uma série de acontecimentos que mudam a vida de todos. A história é também ambientada na Primeira Guerra Mundial, onde Briony Tallis terá de lidar com as consequencias de seus atos.
Um ponto interessante do livro é a maneira que o escritor escolheu para mostrar a versão dos personagens: o mesmo evento é narrado por diversos pontos de vista.

Adaptado para o cinema com o título "Desejo e Reparação", em 2007, com a participação de Keira Knightley, James McAvoy e Saoirse Ronan.



Livros para Ele

On The Road, Jack Kerouac


Lançado em 1957, o livro fala sobre a geração beat e conta a história de um grupo de amigos, sem grana, que viajam de carona em carona pelos EUA, passando pelas rotas secundárias do país e mostrando o interior dos Estados Unidos.

Adaptado para o cinema por Walter Salles, em 2012, com a participação de Sam Riley, Garrett Hedlund, Kirsten Dunst, Kristen Stewart e Alice Braga, no elenco.



As Crônicas de Artur, Bernard Cornwell


A trilogia fala sobre a lenda do Rei Artur. Derfel Cadarn, um jovem adotado por Merlin, torna-se guerreiro e um dos maiores tenentes de Artur. Merlin, o druida, procura uma forma de restaurar os antigos da Grã-Bretanha. Considerado, por muitos, o melhor trabalho de Bernard Cornwell.

Contos Sangrentos, Cynthia Carvalho


O livro traz, em forma de 12 contos, o universo antropomórfico dos quadrinhos do Leão Negro, lançado na década de 80.
"(...) peço que imagine um mundo muito parecido com o nosso, onde felinos antropomórficos são a espécie dominante, andando eretos e possuindo o revolucionário polegar opositor, este, porém, com garras afiadas. Além dos felinos, existem hienas e lobos no mesmo estágio evolutivo, mas isolados em seus continentes e raramente se encontrando com os felinos, que os detestam. A civilização dos felinos se divide em diversas culturas primitivas, sendo a mais avançada delas equivalente à medieval de nosso mundo. Nela vive a maior parte dos personagens destes contos." Cynthia Carvalho
Por Quem os Sinos Dobram, Ernest Hemingway



Durante a Guerra Civil Espanhola, a história de três dias na vida de um homem, Robert Jordan, americano integrante das Brigadas Internacionais que luta ao lado do governo democrático e republicano, e que tem como missão explodir uma ponte. Acompanhado de um grupo de guerrilheiros, onde encontra Pablo, Pilar e a linda Maria, com quem Jordan vive um romance, considerado um dos mais belos da literatura moderna.

Adaptado para o cinema por Sam Wood, tendo como elenco Gary Cooper, Ingrid Bergman, Akim Tamiroff, Vladmir Sokoloff e outros.



Vale lembrar que estas são apenas dicas que tentam seguir o perfil do que as mulheres e os homens leem, mas muitas mulheres podem preferir a lista "masculina" e vice-e-versa. =)

Curta nossa página no Facebook, clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário